Como fazer a higiene do bebê sem machucar?

dermodex

Assaduras são inflamações extremamente dolorosas que causam ardência, dor e desconforto para o bebê, e podem ser um grande desafio se você é mãe de primeira viagem. Por isso, cuidar da higiene do bebê pode evitar essas irritações da pele para não machucá-lo. Mas, seguindo as orientações de Dermodex, você irá aprender a como tratar assadura de bebê da maneira correta, trazendo maior conforto e bem-estar para o seu pequeno, sem medos!

A pele com assadura é extremamente sensível. Para aprender a como cuidar de um bebê e não machucá-lo, é indicado ter muita delicadeza para cuidar dessa região. Primeiro, você deve ter bastante atenção à higiene da área a ser tratada. Dê banho no neném com água morna e sabonete neutro. Nos cuidados com recém-nascido, não é preciso usar sabonete. A temperatura da água é um ponto importante: para testá-la, primeiramente mergulhe sua mão. Você deve conseguir permanecer na imersão durante um minuto, sem se queimar.

Depois do banho, seque o pequeno com uma toalha de algodão bem macia, tomando bastante cuidado com o bebê para não esfregar demais sua pele. Tenha atenção especial às dobrinhas, pois elas acumulam umidade, o que favorece o aparecimento das assaduras.

Troca de fraldas

A troca de fraldas constante faz parte do ritual de higiene do bebê. Faça isso sempre que a criança fizer qualquer necessidade fisiológica, ao menos oito vezes por dia. Quando o bebê fizer xixi, você deve limpá-lo com um algodão embebido em água morna. Já se ele sujou a fralda com coco, é necessário lavar o bumbum, também com água morna. Não se esqueça de secar o neném muito bem com uma toalha macia, evitando assim assadura na virilha e em outras partes do corpinho

Pomada para assaduras

Após a higienização cuidadosa do bebê, aplique uma camada fina de pomada para tratar assaduras em todas as regiões onde há irritação. O produto vai aliviar a dor e auxiliar na cicatrização, que deve começar a acontecer em até 48 horas.

Nas outras áreas de dobra, onde a criança não apresenta inflamação, você deve aplicar uma pomada para assadura que previne assaduras.

Roupinhas para bebê

As roupinhas também merecem atenção no tratamento com pomada para assadura de bebê. Os melhores tecidos para as vestimentas do bebê são sempre os naturais, como o algodão bem macio que, ao contrário dos tecidos sintéticos, deixa a pele respirar, evitando o acúmulo de bactérias.

Procure lavar as roupinhas sempre com sabão neutro ou com produtos especialmente indicados para bebês. Esse cuidado evita o surgimento de alergias que podem piorar o estado das assaduras.

Fique atenta às fraldas. Mesmo as mais modernas abafam a pele da criança, então é melhor deixar o seu pequeno sem fralda sempre que puder, para que a cicatrização ocorra mais rapidamente.

Você tem mais alguma dica para tratar assadura? Compartilhe na seção Entre Mães!