Dermodex e os Cuidados com Recém Nascido

A chegada do primeiro filho gera muitas dúvidas e insegurança nos pais, principalmente se você é uma mãe de primeira viagem. Tudo é tão novo que cuidar de alguém tão pequenininho requer cuidados mais que especiais.

Pensando em te ajudar nessa fase de ansiedade, Dermodex listou os 9 cuidados principais com o recém-nascido para você transitar por essa missão de forma mais tranquila.

9 principais cuidados com o recém-nascido

Choro

O choro é a única forma sonora que o bebê tem para se expressar nos primeiros meses de vida, então é normal que ele chore por fome, frio, calor, cólica, cansaço, sono, entre outros. Aos poucos, quem cuida do bebê aprende a identificar quase todos os significados do choro e, assim, consegue aliviar o pequeno.

 

Cólica

As cólicas também costumam ser normais, embora deixem os pais de cabelo em pé e sem saber o que fazer. Mas como identificar se aquele choro é de cólica? Geralmente, o choro da dor é mais intenso. Algumas mamães recorrem a medicamentos naturais e chás para ajudar amenizar a dor, mas o melhor remédio, por incrível que pareça, ainda é o leite materno.

 

A alimentação da mãe

Após o nascimento do bebê é importante que a mamãe continue a ter uma alimentação saudável e variada, pois os alimentos ingeridos podem interferir no gosto do leite para o seu filho. Chocolate, café, cebola, alho, pimenta, chá mate, repolho e couve são alguns dos alimentos que devem ser evitados, por exemplo. Tomar bastante água e manter uma dieta rica em frutas e alimentos sem corantes ou conservantes também ajuda.

 

Soluços

Enquanto estão mamando os bebês podem engolir ar. Por isso, após a mamada, tente fazer o seu filho arrotar. Para evitar o soluço nas próximas vezes, procure amamentá-lo com a cabeça mais elevada.  

 

Roupinhas

Mamãe, você sabia que a sensação de frio do bebê é bem parecida com a sua? Por isso, não é preciso exagerar na quantidade de roupinhas naqueles dias mais frios, pois esse excesso pode até deixar seu bebê doente.

 

Assaduras

Para evitar a assadura na virilha e em outras partes do corpinho do bebê, troque a fralda sempre que estiver suja e passe um creme para proteger a pele do bebê.

Se mesmo assim a pele do seu filho ficar irritada será preciso fazer um tratamento para cicatrizar o local e reduzir o toque direto com as fraldas, além de impedir o contato com urina e fezes.

Conheça todos os cuidados com bebê que você deve ter para evitar e tratar as assaduras.

Banho

A hora do banho é um dos momentos que mais geram dúvidas nos pais, desde qual a temperatura ideal da água até qual a melhor hora para dar banho no bebê. Dermodex separou dicas sobre a higiene do bebê especialmente para você!

A temperatura da água deve estar morna e, para evitar queimaduras no bebê, sempre faça um teste no seu pulso antes de colocar o pequeno na banheira.

Quanto ao horário não existe o ideal. O que faz a diferença é o lugar. Então, prepare uma banheira limpa com produtos de uso exclusivo da criança e próprios para recém-nascidos. Quando for limpar os ouvidinhos use uma fralda macia em vez da haste flexível.

Hora de Mamar

Normalmente, os bebês recém-nascidos mamam de sete a oito vezes por dia, mas não é uma regra. Se o seu bebê for tranquilo e dormir bastante ofereça o peito a cada quatro horas para não deixá-lo com fome.

 

Passeios

Após a chegada do primeiro filho é normal que os pais passem mais tempo em casa com a atenção voltada para o bebê, mas sair para um passeio tranquilo faz bem para os pais e para a criança também. A única precaução é evitar lugares muito lotados. Opte por locais tranquilos e com temperatura agradável para não prejudicar a saúde do seu pequeno.

 

Conheça estas outras dicas de como cuidar de um bebê!